sábado, 22 de maio de 2010

R$ 8 bilhões é o que o Brasil perde anualmente por não reciclar

Senão bastasse o desastre ocorrido no Instituto Butantã, na semana passada, quando um acervo com mais de 500 mil animais foi parcialmente destruído por um incêndio, acabo de ler uma notícia no Portal do Meio Ambiente que diz que o Brasil perde R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar. Mas uma vez, vou usar a palavra lamentável para expressar minha indignação com a forma como assuntos ambientais são tratados pelo governo atual.

A nota refere-se a um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado, no dia 14 de maio, no Ministério do Meio Ambiente. O que acontece é que quase todo resíduo reciclável é encaminhado para aterros e lixões instalados nas cidades brasileiras.

O documento mostra ainda que se o país investisse mais na reciclagem e desenvolvesse políticas eficazes para aumentar a renda dos catadores e organizasse as cooperativas, além de reduzir o impacto ambiental no Brasil, poderia lucrar com tal atividade.

De acordo com a matéria publicada no site do IPEA, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, instituiu um grupo de trabalho entre o Ipea e os Ministérios para avançar na reestruturação do primeiro Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos associado à coleta de lixo e ao cooperativismo dos catadores. Vamos torcer para que isto não fique apenas no papel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário